A origem de Setembro Amarelo e todo esse movimento de conscientização contra o suicídio começou com a história de Mike Emme, nos Estados Unidos. O jovem era conhecido por sua personalidade atenciosa e habilidade mecânica, tendo como marca um Mustang 68 que restaurou e pintou com amor. Ora, em 1994, Mike cometeu suicídio, com apenas 17 anos. Infelizmente, a família, os amigos de Mike, não perceberam que ele estava tentando ameaçar a própria vida.
Sem funeral, os amigos montam uma cesta de cartões amarelos com uma mensagem: “Seja preciso, peça ajuda”. Ação Ganhou grandes proporções e se expandiu pelo país.
Vários jovens começaram a usar cartões amarelos para pedir ajuda às pessoas próximas. A fita amarela foi escolhida como símbolo do programa que incentiva quem tem pensamentos suicidas a procurar ajuda. Em 2003, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 10 de setembro como o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. O amarelo do Mustang de Mike é uma equipe escoltada para representar essa campanha.
Aproveitando os dados mundiais, a campanha Setembro Amarelo foi levantada no Brasil em 2015. Ou projeto e um trabalho conjunto do CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar um cor amarela mais do que uma marca no Dia Mundial da Prevenção do Suicídio.
O objetivo é conscientizar sobre a prevenção do suicídio e tornar visível a causa. Nos últimos dois anos, escolas, universidades, entidades públicas e privadas e a população em geral estarão envolvidas neste movimento.
O Centro de Valorização da Vida (CVV) trabalha no sentido de dar apoio emocional e na prevenção do suicídio. Os voluntários ficam à sua disposição 24 horas para oferecer atendimento pelo telefone 188 ou pelo chat online no site. A atenção anônima é realizada por voluntário.
Peça ajuda!
#setembroamarelo
#saude
#vida
#peçaajuda
#prevençãodosuicídio
#cvv
#inteligenciaemocional
#vidatranquila
#amorsemmedida
#corecongo
#cuidadoscomafamilia
#economia
#economista