Por Júlia Carmo
O Conselho Regional de Economia de Goiás (Corecon-GO) realiza nesta quinta-feira (11), a partir das 19h a entrega da Comenda do Mérito Econômico. A solenidade vai ser realizada na ACIEG – Associação Comercial, Industrial e Serviços de Goiás, situada na Rua 14, nº 50 no Setor Oeste. O objetivo do evento é homenagear profissionais contribuíram e ainda contribuem com a economia goiana.
A cerimônia vai iniciar com o XIV Prêmio de Monografia “Leopoldo de Bulhões” instituído pelo Corecon, através da categoria ‘’Monografia’’. O intuito é estimular o aperfeiçoamento da pesquisa cientifica, incentivando economistas e estudantes a desenvolverem estudos voltados para o conhecimento da realidade regional ou nacional.
Treze estudantes fizeram a inscrição, esse ano. Esse número é um record, se comparado as outras edições. As três melhores monografias vão ser apresentadas ao público nesta quinta e a que obtiver a primeira colocação vai estar automaticamente, inscrita no Prêmio Regional e no Prêmio Brasil de Economia.
Após a premiação serão apresentados os laureados. O Presidente da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), Sandro Mabel será o primeiro a receber a homenagem. Sandro Antônio Scodro, mais conhecido como Sandro Mabel, assumiu a presidência da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) em janeiro de 2019, com a missão de fortalecer as indústrias do Estado.
Na percepção dele, o economista, é sem sombra de dúvidas, fundamental para a sociedade e as atividades empresariais. “É o economista quem compreende as mudanças nos mercados, quem realiza estudos sobre produção e distribuição de bens materiais e serviços. É quem enxerga a sociedade num todo”.
O segundo homenageado será o economista Antônio Eurípides, que já foi presidente do Corecon. ‘’Na minha trajetória profissional eu passei pela secretaria de comercio e tive uma passagem rápida pelo ministério e tive diversas funções no estado. Fui superintendente, geralmente, da parte de finanças e fui diretor administrativo financeiro da Iquego (Indústria Química do Estado de Goiás) e ocupei muitos cargos, atuando na minha área especifica. ’’
O último homenageado será o economista Paulo Scalco, de acordo com ele, a atuação no mercado de trabalho mudou bastante nos últimos 50 anos. E, essa mudança não foi acompanhada pelos currículos dos mais diversos cursos de graduação em Ciências Econômicas do Brasil.
Sobre a homenagem prestada pelo Conselho, Paulo Scalco diz ser uma sensação indescritível. Principalmente, pelo reconhecimento de um trabalho feito no âmbito da academia. “Ser reconhecido pela entidade, que representa a categoria é um alento para o coração’’, complementa.
Após a homenagem, vai acontecer a palestra “Desenvolvimento Econômico de Goiás: potenciais e restrições para uma política de crescimento de longo prazo”, ministrada pelo economista Paulo Scalco. O público vai poder tirar dúvidas e em seguida será informado os resultados preliminares do II Fórum de Economia Goiana e a indicação da data de entrega do relatório ao Governo do Estado de Goiás.
Não deixe de participar!