*Fayda Keilla Silva Pinto
A desigualdade social é um fenômeno presente em diversas regiões do mundo, incluindo o Brasil. A compreensão dos determinantes e consequências da desigualdade é fundamental para a formulação de políticas públicas eficazes e para o avanço do desenvolvimento socioeconômico. Nesse contexto todo, este artigo concentra-se na análise da desigualdade social na cidade goiana de Piracanjuba, explorando suas causas e impactos na comunidade local.
Para realizar esta análise, foram coletados dados socioeconômicos relevantes, como renda, educação, saúde e acesso a serviços básicos, de fontes confiáveis, como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e outras instituições locais. Além disso, foram utilizados indicadores de desigualdade, como o coeficiente de Gini e o índice de desenvolvimento humano (IDH), para medir e comparar a desigualdade social em Piracanjuba com outras regiões.
A análise dos dados revelou que Piracanjuba enfrenta desafios significativos. A distribuição de renda é desigual, com uma parcela considerável da população vivendo abaixo da linha de pobreza. Além disso, existem disparidades educacionais e de acesso à saúde entre as diferentes camadas sociais.
A falta de infraestrutura adequada e a limitada oferta de empregos de qualidade também contribuem para a perpetuação da desigualdade. Seguindo, a desigualdade social que afeta o município, que tem um índice Gini de 0,47, indicando uma alta concentração de renda.
As causas e as consequências dessa situação para o desenvolvimento econômico e social da cidade, que tem 33,3% da população com rendimento nominal mensal per capita de até meio salário-mínimo e 1,45% das famílias sem canalização de água no domicílio, propriedade ou terreno.
O município de Piracanjuba possui 10 domicílios sujeitos a risco de inundação segundo o SNIS (2020). De 1996 a 2020, foram registradas 75 mortes por Doenças Relacionadas ao Saneamento Inadequado (DRSAI). Em 2020, foram registradas 5 mortes segundo o DataSUS/SIM. Além do que 1,45% das famílias não possuem canalização de água no domicílio, propriedade ou terreno segundo o IBGE/Censo 2010 (Amostra). O município possui 10 domicílios sujeitos a risco de inundação.
A desigualdade social em Piracanjuba pode ser atribuída a diversos fatores inter-relacionados. A falta de investimentos em educação e capacitação profissional limita as oportunidades de ascensão social para os mais desfavorecidos. Intensifica a informalidade do mercado de trabalho e mais dificuldades de acessos a melhores condições de acesso desde a saúde, ao bem-estar. Além disso, a concentração de terras e recursos nas mãos de poucos atua como um obstáculo para diminuir essa desigualdade.
Fayda Keilla Silva Pinto – Economista. Perita Judicial e Extrajudicial em Perícia Financeira, Perícia Bancária, Perícia em Recuperação de Empresas e Falência. Assistente Técnica Extrajudicial. Assessora Financeira para empresas. Consultora Financeira e Empresarial. Avaliadora de Empresas. Pós-graduanda em Perícia Econômica e Financeira, Perícia Contábil, na Faceminas.