Sobre a matéria do fantástico de ontem 22/11/2020 (veja link abaixo), que divulga mais um golpe de pirâmides financeiras, que são cada vez mais recorrentes, importante consideração gostaria de fazer.
Num primeiro olhar parece que grande parte das vítimas são pessoas desinformadas e sem instrução, certo? NÃO!
Em que pese todos os alertas que os Procons e as Delegacias estaduais fazem em todo o Brasil, bem como a divulgação cada vez mais recorrente na mídia nacional, sobre o risco de golpes em casos de pirâmides financeiras, a matéria do Fantástico deixa claro que o esquema acometem vítimas de diferentes níveis sociais e instrução como artistas, jornalistas, políticos, empresários, médicos etc. Mas Por quê?
É cada vez mais frequentes anúncios no Youtube e outras mídias sociais, publicações do tipo: ” aprenda como ganhar dinheiro fácil sem sair de casa”, ou ” dinheiro fácil com apenas alguns clicks na internet”.
Quem nunca ouviu o tal do especialista em gerar renda na internet sem sair de casa….
A disciplina Finanças Comportamentais, nos ajuda a compreender o comportamento e o processo de tomada de decisão do ser humano em situações de risco. Ou seja, porque às vezes nos desviamos de nossa racionalidade habitual quando estamos lidando com investimentos.
Destaco neste sentido os chamados “vieses do investidor”; conhecendo estes vieses você poderá corrigir seus erros de raciocínio e aumentar suas chances de sucesso. leiam na integram em Halfed e Torres (2001); e tradicional a obra do professor Assaf Neto (ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. Grupo GEN, 2020.).
Particularmente eu acho que a ganância em ganhar dinheiro fácil é a mola propulsora destes negócios, ou seja, é o que mantem estes golpistas sempre no mercado.
As promessas de alto rendimento, opera uma espécie de vicio de consentimento que faz com que pessoas que tenham instrução, e muitas vezes uma história de vida recheada de trabalho duro para acumular estes recursos, arrisquem a sorte colocando tudo a perder.
Assim, frente a expectativa de dinheiro fácil, age de forma teimosa, sabendo que não deveria, ignorando os riscos, muitas vezes aparentes.
Outros casos muitos recorrentes de golpes são os de operação com o Bitcon e demais Criptomoedas. Principalmente nestes momentos em que o investimento registra uma alta ou grande valorização, atingindo no último mês o preço de quase R$ 100.000,00 (Cem Mil Reais) 01 bitcoin, veja na tabela abaixo:
No caso do Bitcoin, é importante saber que a operação tem diferentes sujeitos; a corretora e seus prepostos, o corretor autônomo, desta forma é imprescindível informações de toda a cadeia ou de cada integrante, ou seja, quem irá te garantir os prejuízos financeiros em caso de informações inadequadas, pois o risco sistêmico sempre existirá, certo?
No mesmo sentido é importante conhecer seu perfil como investidor para cada operação. O site da ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), dispõe uma ferramenta interessante para o teste de perfil de investidor. Deixo o link abaixo para quem tiver interesse em descobrir seu perfil ou refazer o teste, https://comoinvestir.anbima.com.br/noticia/perfil-de-investidor/
Contudo recomendo fortemente que a pessoa inexperiente, que tiver interesse em investimentos fale com um profissional devidamente habilitado e qualificado para prestar-lhe todas as informações necessárias; informações sobre as expectativas de retorno e sobre o Risco de negócio.
Inclusive comparada com outros benchmarks e ainda, sobre a viabilidade de se investir no mercado financeiro ou de capitais, ou no setor produtivo.
No caso de investimento no setor produtivo, quem tiver interesse de pesquisar sobre o tema, gostaria de indicar a obra do professor Alexandre Alcantara Da Silva, (SILVA, Alexandre Alcantara. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis, 5 ed. São Paulo: Atlas: 2017).
De modo geral observa-se que, sempre que uma pessoa tem uma ruína financeira em investimentos, é possível perceber as seguintes situações:
– Desinformação sobre o negócio;
– Ganância em investimentos que prometem rendimentos muito acima da média;
– Teimosia que ignora os riscos do negócio.
Fica uma dica final: Cuidado com o Black Friday e preços suspeitas!
Marcelo da Rocha
Economista e Advogado.
Especialista em Direito Civil e Consumidor.
Atualmente cursa o MBA Contabilidade, Auditoria e Gestão Tributária. IPOG.
Noticia:
Valorização bitcoin:
Perfil de investidor: ANBIMA: https://comoinvestir.anbima.com.br/noticia/perfil-de-investidor/
Obras citadas:
- ASSAF NETO, Alexandre. Finanças Corporativas e Valor. Grupo GEN, 2020;
- SILVA, Alexandre Alcantara. Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis, 5 ed. São Paulo: Atlas: 2017).